O poder de fogo do micróbio começou a ser mais claramente demonstrado no século 20. Na década de 30, o Japão usou o antraz (também chamado de carbúnculo ou carbúnculo hemático), além da bactéria da peste, contra os chineses, durante a invasão da Manchúria.
O antraz gastrointestinal varia de assintomático a fatal. Febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta são comuns. Pode haver ascite. Necrose intestinal e sepse com potencial para toxicidade letal podem ocorrer.
O Bacillus anthracis foi descoberto por Louis Pasteur em 1879.
As maneiras de se prevenir o antraz é evitar o contato com animais e produtos contaminados e evitar comer carne mal cozida. Outra forma de prevenção é a vacina. A vacina tem 93% de eficácia na proteção contra a infecção.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal.
Vacina contra raiva deve ser tomada logo após mordida de cão ou gato | Bem Estar | G1. Na cidade de São Paulo, último caso de raiva humana por cão foi em 1981. Postos de saúde oferecem dose; animais devem ser imunizados todo ano.
Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose no 14º dia, pela via IM5, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via ID5 • Lavar com água e sabão. Iniciar imediatamente o esquema profilático com 4 (quatro) doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7 e 14, pela via IM5, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via ID5.
Já a vacina antirrábica tem o custo médio de R$ 50,00.