O nome “Rosa dos Ventos” deriva da semelhança do desenho dos pontos cardeais com a rosa, pois a representação gráfica destes pontos, lembra as pétalas desta flor. ... Este instrumento fora criado no século XIV e tinha como base os ventos sentido no Mar Mediterrâneo.
Leste e oeste, respectivamente. No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
A bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.
Gire seu mapa até que esta letra N fique posicionada do lado direito, como mostrado na imagem ao lado. e, na barra de ferramentas que aparecer, utilize as setas para avançar até horário do pôr-do-sol (ou voltar, se for o caso).