A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade. ... A homeostase, termo criado por Walter Cannon, pode ser definida como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.
Equilíbrio biológico é um mecanismo dinâmico que ocorre em um ecossistema pelo qual os organismos (espécies) se interagem e se adaptam uns aos outros.
Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Em um ecossistema, fatores bióticos e abióticos interagem perfeitamente, promovendo o mais perfeito equilíbrio. Se por algum motivo houver interferência em qualquer um dos componentes do ecossistema, todos os outros componentes serão afetados, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente naquele ambiente.
Resposta. Resposta: Um ecossistema é equilibrado quando suas partes bióticas e abióticas do ecossistema estão em equilíbrio.
Resposta. Um ecossistema equilibrado mantém outros ecossistemas em equilíbrio. ... isso alteraria toda cadeia alimentar daquele ambiente e as espécies que se alimentavam da extinta irão migrar para outro ambiente (ecossistema) e consequentemente irão desequilibrá-lo, dessa forma haverá um desequilíbrio generalizado .
Conforme o exposto, a responsabilidade pelo cuidado ecológico/planetário/coletivo/do ambiente é de todos, da coletividade; uma responsabilidade social com outras pessoas, com o próprio planeta e consigo mesmo.
É de extrema importância, pois mantém o equilíbrio ecológico de espécies, e a retirada ou inclusão de organismos na cadeia alimentar pode gerar um intenso desequilíbrio e ocasionar até mesmo a extinção de algumas espécies de seres vivos.
Os gafanhotos apresentam grande importância ecológica, uma vez que são animais herbívoros que servem de alimento para uma série de outras espécies, sendo fundamentais, portanto, para o equilíbrio da cadeia alimentar de uma região.
A decomposição é um processo importante porque permite que os nutrientes retornem ao meio abiótico. ... Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico.
Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados. Esse processo é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois garante a ciclagem de nutrientes.
Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar. Os decompositores entram em ação após a morte dos produtores e dos diversos tipos de consumidores. A biomassa, fezes e excretas (matéria orgânica) desses seres servem de alimento aos fungos e bactérias, de onde eles obtêm nutrientes e energia.
Resposta. Os compositores tem participação importante na cadeia alimentar, pois eles são organismos heterótrofo que degradam a matéria orgânica contida nos consumidores e produtores, liberando para o meio ambiente minerais que podem novamente ser utilizados pelos produtores.
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema.