É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), que representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição. O título da obra acaba por denominar o grupo dos pintores impressionistas.
A ideia principal dos pintores impressionistas é fazer com que a imagem pareça, quase que completamente, iluminada pelo sol. Para conseguir este efeito, o autor implica à sua tela pinceladas em tons mais claros (áreas iluminadas pelo sol) e tons mais escuros (áreas sombreadas).
A imagem proporciona ao observador a sensação de quase sentir a umidade do ar e o calor crescente do sol, que se ergue no horizonte. Pela captação da impressão efêmera da cena, a tela foi considerada revolucionária para a época.
Claude Monet
Os fatores históricos que influenciaram o desenvolvimento do Impressionismo ou arte impressionista, (tendência artística francesa com ênfase na pintura), foram principalmente, a tensão gerada pela Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), o fim do Segundo Império, de Napoleão III.
O objetivo principal do movimento é romper laços com o passado. Isto serviu de inspiração para novos artistas, sendo super importante para a arte moderna. ... Conclusão: Os Impressionistas foram a porta de abertura para a modernidade.
O movimento é considerado o marco inicial da arte moderna, pois foi fundamental para alterar a construção do mundo na arte, com um novo olhar e quebrando regras da tradição clássica. Os impressionistas negavam as convenções da arte vigente na época e as criticavam em suas obras.
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no século XIX. O nome da estética é uma referência ao quadro “Impressão: Nascer do Sol”, de Claude Monet. Na época, a obra foi muito criticada, pois o artista Louis Leroy considerava a pintura mal feita e com paisagem mal acabada.
O Impressionismo teve início na França durante o século XIX, com destaque na pintura e na música. O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet.
O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
A história do movimento impressionista é feita de uma sucessão de encontros entre diferentes artistas à procura de sua independência artística na segunda metade do século XIX. ... O Impressionismo é um movimento que consiste em uma nova representação da realidade e que inicia uma reviravolta na arte da época.
Características da pintura expressionista Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões.