O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. ... O termo Cinismo tem origem no grego kynismós, que significa "como um cão" e reflete a forma de vida dos adeptos dessa filosofia.
Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais. Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais.
O helenismo ganha força a partir das expedições de Alexandre Magno ao Oriente que, após realizar grandes conquistas, põe em cheque o status quo da Pólis (Cidade-Estado). O ideal da Pólis é substituído pela ideal “cosmopolita”, em que o mundo inteiro é uma Pólis e não somente a Cidade-Estado.
Com a ascensão de "Alexandre, O Grande" na conquista de terras em várias partes do mundo, deu-se o início a um novo grupo de filósofos, chamados helenistas....Os filósofos da época helenista
Representantes
22. Como pode se entender a importância Da ética no período Helenístico? ... Defendem uma compreensão do Helenismo que é ligada aos valores e princípios, conforme personificados e transmitidos pelo mito helênico, pela filosofia, pela poesia e pela arte helênicas.
A grande característica da filosofia helenista é sua preocupação com a ética, que eles estabelecem como a "regra do bem viver". Ou seja, trata-se do que o homem busca em sua vida para ser plenamente feliz, deixando de lado seu caráter de "animal político".
A importância do período helenístico para a filosofia é vital, visto que nele a filosofia deu grandes saltos como forma de conhecimento científico para a época, além de espalhar-se pelo mundo antigo, influenciando positivamente outros povos e culturas.
As principais correntes do período helenístico foram o Epicurismo, Estoicismo, Ceticismo, o Neopitagorismo e o Platonismo. O Epicurismo defendia que a vida deve ser vivida maximizando os prazeres e evitando-se as dores, de modo que era uma escola ética que defendia que a felicidade era o maior dos bens humanos.
Durante este processo, houve o contato entre a cultura dos povos conquistados e o conhecimento grego, caracterizando a cultura única que é conhecida como Helenismo, expresso em áreas como a ciência, filosofia, literatura e arte.
Verificado por especialistas. Olá, Podemos afirmar que as mudanças ocorreram no período helenístico foi a ascensão e promoção da cultura grega às terras estrangeiras, principalmente em função das incursões militares de Alexandre, O Grande, rei da Macedônia e de seu vasto império.
Significado de Helenístico adjetivo Que se refere ao helenismo. Designativo do período histórico que vai das conquistas de Alexandre à conquista romana. Etimologia (origem da palavra helenístico). Helenista + ico.
O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia.
O Estoicismo ou Escola Estoica é uma doutrina filosófica fundamentada nas leis da natureza, que surgiu na Grécia no século IV a.C. (por volta do ano 300), durante o período denominado helenístico (III e II a.C.). Foi fundada pelo filósofo grego Zênon de Cítio (333 a.C.- 263 a.C.), e vigorou durante séculos (até III d.
Resposta. O período helenístico está compreendido entre 323 a.C. com a morte de Alexandre, o Grande, e 147 a.C. com a anexação da península grega e ilhas por Roma. ... O helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre,o Grande, que era levar e difundir a cultura grega nos territórios que conquistava.
Localizada ao norte da Grécia, a Macedônia era governada pelo rei Filipe II desde 356 a.C. Depois de organizar um poderoso exército, Filipe conquistou territórios da Grécia. Seu sucessor e filho, Alexandre, derrotou os persas, invadiu a Fenícia e dominou o Egito, inaugurando o período helenístico.