Os dois-pontos são utilizados antes:
Nesse caso, os dois pontos podem, sem erro, substituir-se pela vírgula, podendo pois escrever-se: A miséria, o descrédito, os vícios, tais são, quase sempre, os resultados da ociosidade.
Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: – Pensei na seguinte maneira de resolver essa situação: comprar um carro novo.
Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação. É usado para assinalar uma pequena pausa numa frase que não está concluída. Apesar disso, há casos em que se justifica o uso da letra maiúscula.
O sinal de dois pontos possui a função de marcar, dentro de uma construção textual, uma breve pausa no discurso. ... Apesar de não ser o foco, é necessário citar que os dois pontos também possuem uma função na linguagem matemática. Tal sinal representa a operação da divisão.