Como fazer o remolho Lave os grãos em água corrente e escorra. Num recipiente, cubra os grãos com água de forma a deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas.
O remolho é uma técnica utilizada antes do cozimento das leguminosas. O alimento é deixado de molho na água antes do preparo. Este processo possibilita a redução dos fatores anti-nutricionais e também melhora a maciez do grão, reduzindo o tempo de cozimento, além de realçar o sabor!
Como fazer feijão e grão-de-bico? As dicas para preparar leguminosas sem erros
Servida nas festas de fim de ano para trazer sorte e fartura, a lentilha é um alimento bem nutritivo e, assim como o feijão, exige um modo de preparo específico. É necessário que você deixe a leguminosa de molho durante pelo menos 12 horas antes de cozinhar - assim, ela perde todos os antinutrientes e sujeiras.
E para conseguir isso, é simples, basta deixá-los de molho por pelo menos oito horas. O ideal é colocar duas medidas de água para cada de medida de grão. A nutricionista ainda ensina a colocar algumas gotinhas de limão ou vinagre nesta água do molho.
Deixar de molho melhora a digestão desses alimentos, devido à eliminação de toxinas “bolhas”. Além de neutralizar o efeito maléfico dessas substâncias, deixar as leguminosas de molho reduz os gases provocados pelo consumo desses alimentos. E não é “só isso”. As leguminosas são ricas em proteínas.
oito horas
A vovó estava certa: deixar feijão de molho é bom para saúde, indica estudo. Deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de cozinhá-lo pela manhã, era algo recorrente na casa das avós. A prática, conhecida como "remolho", tirava do feijão substâncias que poderiam, por exemplo, dar gases.
O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado.
A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.
A marmita brasileira é composta em sua maioria por arroz, feijão e acompanhamentos. Quando feito com temperos frescos, sem exagero e com cuidado, pode durar até 5 dias na geladeira. Por outro lado, a atenção mesmo deve ser direcionada às carnes vermelhas, de frango e suína.
Invista em uma bolsa térmica Chegando ao local de trabalho, se for possível coloque a marmita na geladeira. Assim o seu almoço se conservará saudável como no momento em que foi feito. E quando for aquecê-lo no micro-ondas, tire do pote de plástico e coloque num prato.
Como preparar comida para a semana em 3 horas