EQST

O Que O Mtodo De Custeio Varivel?

O que é o método de custeio variável?

Custeio variável, também chamado de custeio direto, é um tipo de cálculo que considera que determinados gastos que nem sempre incorrerão, ao menos não com aquele valor. ... Dessa forma, o custeio variável, como o nome sugere, separa os gastos que são fixos e os que variam de acordo com o período ou ocasião.

Como calcular o método de custeio variável?

Como calcular os custos variáveis?

  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

Por que o custeio variável não é aceito pela legislação do Imposto de Renda?

a) Na metodologia do custeio por absorção, todos os custos e despesas de um período são considerados custo da produção dos produtos. b) O custeio variável não é aceito pela legislação do imposto de renda, já que diminui o lucro da empresa no período, em relação ao custeio por absorção.

Qual é único método de custeio que é aceito pela legislação fisco no Brasil?

Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade. Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), e para o cálculo de impostos.

O que é um sistema de custeio?

Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.

O que é um custo fixo?

Entre estas despesas estão o que chamamos de custos fixos e custos variáveis. NESTE TEXTO: São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

Quais são as principais características dos custos fixos?

Despesas e Custos Fixos Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Exemplos: Limpeza e Conservação.

É considerado custo fixo?

Enquadram-se nos custos fixos despesas como aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, etc. É claro que existe uma margem de variação nesses custos, como, por exemplo, um reajuste no aluguel.