Temos por definição uma megaloblastose, são condições associadas à megaloblastose álcool, doenças hepáticas, uso de medicações e as anemias refratárias com medula hipocelular, como nas mielodisplasias e nas anemias siderobláticas.
Macrocitose é um termo que pode aparecer no laudo do hemograma que indica que as hemácias possuem tamanho maior que o normal, podendo ser também indicado no exame a visualização de hemácias macrocíticas.
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
O restante do estômago (chamado “estômago excluso”) continua no abdome do paciente e ao lado no novo estômago reduzido, no entanto os alimentos são desviados e não passam mais por ele. A produção de suco gástrico no estômago excluso continua, e seguirá pelo duodeno até unir-se ao alimento mais abaixo no intestino.
Você sabe com quantos dias uma pessoa que realizou a cirurgia bariátrica, pode voltar a dirigir? Se o paciente foi submetido à cirurgia bariátrica pelo método da videolaparoscopia, que é menos invasiva, ele precisar aguardar de 7 a 10 dias para voltar a dirigir – no caso da cirurgia normal, o prazo é 30 dias!
A dieta pós-bariátrica Dependendo da técnica bariátrica utilizada, a dieta líquida poderá ser introduzida 24 horas após a cirurgia e dura, em média, 15 dias. Nesse período, o paciente poderá tomar pequenos goles (no máximo 20 ml) de líquidos a cada 5 ou 10 ' totalizando no mínimo 1 litro e meio em 24 hs.