As principais artérias do membro inferior são a artéria femoral e sua continuação - a artéria poplítea. A artéria femoral supre a região glútea e a coxa antes de continuar como artéria poplítea no joelho posterior.
Flebite (Tromboflebite): o que é, sintomas e como é feito o tratamento. A flebite, ou tromboflebite, consiste na formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma veia, que impede o fluxo de sangue, o que provoca inchaço, vermelhidão e dor no local afetado.
Geralmente, a tromboflebite é provocada por alterações na coagulação sanguínea, que podem surgir por defeitos na circulação, comum em pessoas com varizes, por falta de movimentação das pernas e dor corpo, além de lesões nos vasos provocadas por injeções na veia, por exemplo.
O prognóstico da tromboflebite é bom, havendo resolução do quadro inflamatório em até 6 semanas; a veia trombosada pode ficar palpável ou endurecida por alguns meses.
"Toda veia saltada que venha acompanhada de algum sintoma deve ser investigada. Como por exemplo, se você sentir dor nas pernas depois de um dia de trabalho. Podem ser varizes", afirmou o cirurgião vascular João Paulo Maffei.
O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. O cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens. O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.