2. As histórias em quadrinhos são consideradas textos literários de entretenimento. Esse gênero textual é utilizado para contar histórias com a ajuda de imagens, o que facilita a compreensão do leitor.
A tirinha é um gênero textual que é realizado com uma sequência de quadrinhos, sendo que na maioria das vezes apresenta uma crítica relacionada aos valores sociais. Esse tipo de texto geralmente é apresentado nos jornais impressos. Mas também podem estar em alguns sites da internet e algumas revistas.
O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
As charges e as tiras de quadrinhos são desenhos que contam uma piada ou uma história. Elas podem ser sobre praticamente qualquer assunto, mas muitas vezes são sobre coisas que as pessoas dizem ou fazem no dia a dia.
A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. ... As tirinhas também são muito comuns na última página dos gibis.
É o quadrinho em que o leitor é surpreendido, ou que uma nova informação é dada, mudando o rumo da história. Assim sendo, o humor deve-se à quebra de expectativa produzida, geralmente, no quarto quadrinho.
Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).
narrativas
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica. ... O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários.
O uso da objetividade, o uso de temas históricos, a busca da perfeição, a valorização da metrificação e a presença da impessoalidade também fazem parte das principais características do Parnasianismo.
Poema concretista Ponteio, de Manuel Bandeira. A poesia modernista de Manuel Bandeira está situada na chamada primeira geração modernista. Como característica dessa geração, é possível observar liberdade de criação, predominância de versos livres, aproximação entre a fala e a escrita, além de elementos regionalistas.
Escrevendo um poema em 10 passos
Alinhe o texto do poema.
A poesia não se costuma escrever em páginas A4 (21×27,9cm), que é o formato de página que estamos habituados a usar. Apesar de que o Word o indica por defeito, o mais normal é que se usem páginas mais pequenas como A5 (14,8x21cm). Para modificar esta definição deve fazê-lo no menu Esquema de Página, na opção Tamanho.
Verso é cada linha do poema. Na poesia, uma estrofe é uma divisão de quatro ou mais linhas com um comprimento fixo, verso ou de rima esquema. Estrofes da poesia são semelhantes aos parágrafos em prosa.