Os manguezais por serem áreas de transições entre o ambiente terrestre e aquático já que surge ao longo da desembocadura da foz de um rio para o mar, o solo do manguezais são salgado por influência frequente das marés, lodoso pelas constantes inundações e pobre de oxigênio tendo em vista que o ambiente é eutrofilizado ...
O manguezal funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. Existe em lugares que sofrem a influência de marés, permitindo a mistura da água salgada (do mar), com a água doce (do rio).
Os manguezais têm um cheiro forte e característico, desagradável para o homem. Isso acontece porque a baixa presença de oxigênio leva as bactérias a utilizarem também enxofre no processo de decomposição dos resíduos, formando assim compostos químicos que exalam um cheiro similar ao de ovo podre.
Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Os manguezais são considerados berçários naturais, pois abrigam espécies típicas, mas também são redutos de outros animais, como aves, peixes, moluscos e crustáceos, em busca de alimento, reprodução e abrigo.
O enunciado pode ser entendido como "explique porque os manguezais devem ser preservados", a resposta é simples, pois o manguezal contém uma grande diversidade de espécies e animais, com isso, não preservar os manguezais é sinônimo de destruição para esses animais e espécies.
Os manguezais são berços marinhos, quando peixes e crustáceos precisam cuidar dos seu filhotes eles vão para os mangues porque é rico em matéria orgânica. Os mangues do Sudeste são protegidos porém sempre tem pessoas que burlam as regras.
Os manguezais são ecossistemas de grande importância no equilíbrio ecológico, sendo um berçário favorável para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. É muito valioso o estudo do manguezal, principalmente para a preservação deste meio.
Os mangues são habitat de ostras, cavalos-marinhos, quelônios, peixes-boi, alguns tipos de tubarões, moluscos, crustáceos, aves marinhas, mamíferos, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis.
Enchentes e assoreamento dos rios; Elevação das temperaturas; Desertificação; Proliferação de pragas e doenças.
Resposta: Primeiro que o terreno dos manguezais é rico em espécies de seres vivos e as construções podem afetar absurdamente habitat da região. ... Diversos locais de construção sofrem com grandes alagamentos e estruturas que sofrem erosão devido ao tipo de solo encharcado.