Colocar alimentos ainda quentes dentro do refrigerador pode ocasionar a formação de sudação interna – gotas de água que se acumulam no compartimento interno do refrigerador ou a formação de gelo nas paredes do freezer.
Outro erro comum é deixar o alimento esfriar em temperatura ambiente, o que pode provocar contaminação, ou levá-lo quente direto para o freezer. ... Nunca use papel alumínio para o congelamento, porque ele não tem aderência, e assim facilita a formação de cristais de gelo, que podem contaminar da comida.
A gelatina mantém suas propriedades da melhor forma quando aquecida até 35˚C. Doces e sobremesas feitos com gelatina devem descansar por pelo menos 8h na geladeira, mas o ideal seria por 24h, pois depois disso ela não irá endurecer mais.
Até mesmo quando a gelatina parece não dar certo, ela pode se transformar em algo melhor. Se você foi desenformar sua gelatina e ela acabou se despedaçando por ter ficado mole demais, há a opção de misturar no liquidificador leite condensado, creme de leite ou até mesmo nata batida com açúcar à sua receita.
Você nunca deve ferver a gelatina, pois ela perde suas propriedades de solidificação se aquecida a mais de 60°C. Portanto, sempre que for dissolver a gelatina, apenas amorne o líquido que estiver utilizando, nunca deixe que ele ferva!
Dica da Gi: Se sua gelatina solidificou na hora que foi colocada ou não fez o efeito desejado não se preocupe, pois em ambos os caso tire o liquido da geladeira e deixe voltar a temperatura normal, coloque tudo no liquidificador e bata com a gelatina hidrata conforme as instruções do fabricante e bata bem.
Na geladeira a gelatina pronta irá durar uns sete dias sem amolecer, sempre verifique o aspecto se passar muito tempo na geladeira. Não deixe a gelatina pronta em temperatura ambiente por muito tempo, pois pode propagar bactérias nocivas.
12. Só desenforme a gelatina quando ela estiver totalmente durinha, o que não deve acontecer antes de 4 horas de geladeira.
De um modo geral, a maioria dos jogos de gelatina dura 2 a 4 horas. A menos que você faça uma sobremesa de gelatina extragrande, 4 horas serão suficientes para que a gelatina endureça.
Dicas: Colocar as gelatinas prontas no congelador para endurecer mais rápido (não deixe congelar) Para a mistura de leite condensado pode usar gelatina de pêssego, ou tangerina ou qualquer uma amarela. Pode tambem ser colocada no congelador e ser servida como sorvete em fatias.
Prepare as gelatinas de limão e despeje sobre a gelatina, que foi congelada. Leve novamente ao freezer, ou congelador. Prepare a outra gelatina de morango, colocando a água fervida, sobre a gelatina, não acrescente a água fria e bata com o leite condensado no liquidificador.
É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
Alimentos que podem ser congelados: saiba quais são
E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.
Coloque as batatas raladas em uma assadeira e molde-as conforme desejar. Se estiverem em cubos, simplesmente organize-as em uma única camada. Se desejar, é possível temperá-las nesse momento.
Batatas cruas e descascadas podem ser guardadas por até três dias. Elas devem ser colocadas em água com uma colher (chá) de vinagre. Depois, é só tampar e guardar na geladeira.
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
Adicione água gelada dentro da bacia de forma que todas as batatas fiquem mergulhadas completamente e coloque também duas colheres de chá de vinagre ou, caso não tenha o vinagre, pode adicionar suco de limão fresco. Deixe essa tigela coberta com um papel filme ou uma tampa e a guarde na geladeira.