Quem é o Scrum Master Sendo um especialista do processo Scrum e com um conjunto de competências comportamentais, ele ajuda o Time Scrum na jornada para entender o processo, seus valores, regras e práticas de forma que seu time seja auto-organizado.
Estes são os 12 princípios do Manifesto Ágil: 1 - Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado. ... 7 - Software funcionando é a medida primária de progresso. 8 - Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável.
Algumas metodologias ágeis são: Scrum; Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe). ... Em oposição aos modelos tradicionais, as metodologias ágeis propõem ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe.
Na verdade, a Agile abriu caminho para a DevOps — trata-se de uma forma inovadora de adotar o conceito. Grosso modo, é uma metodologia que une flexibilidade a rotinas rigorosas de testes e comunicação, visando a entregar softwares com eficiência e rapidez.
Equipes e funcionários ágeis (Agile) são auto-organizados. Ou seja, eles não seguem um manifesto de regras da administração. Afinal, entendem os objetivos e criam seu próprio caminho para alcançá-los.
Tudo começou com um grupo de 17 profissionais, que se reuniram no ano de 2001 para redefinir o modelo existente de elaboração de projetos. Com essa ideia, eles publicaram um documento chamado Manifesto Ágil, que seguia as práticas da Metodologia Ágil, que era anteriormente conhecida como métodos leves.
Em 1999, James A. Highsmith publica seu livro Adaptive Software Development. ... Eles decidiram usar o termo desenvolvimento ágil e criaram um manifesto que estabelece um conjunto de princípios e valores que devem ser adotados em projetos de software. A proposta é fazer o mínimo necessário com o máximo de resultados.
fevereiro de 2001
O Scrum foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber em 1995, e apresentado na conferência Ospsla em Austin no Texas. Neste mesmo ano foi publicado o artigo “SCRUM Software Development Process”. Os autores herdaram o termo “Scrum” do artigo “The New Product Development Game”, publicado por Takeuchi e Nonaka em 1986.
Em projetos de desenvolvimento de software, o Product Owner (PO) é a pessoa responsável por maximizar o valor resultante do produto desenvolvido. Sua principal responsabilidade é gerenciar o Product Backlog. O Product Backlog é uma lista ordenada de funcionalidades, requisitos e tudo que é necessário em um produto.
Ken Schwaber
Ken Schwaber