A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.
O que significa "obra homônima"? ( ) obra de literatura. ( ) obra de mesmo nome. ( ) obra de grande importância.
Homônimo ou homónimo (do grego homónymos através do latim homonymus) é uma palavra que tem a mesma pronúncia (homófono) e/ou a mesma grafia (homógrafo) que outra, mas que possui um significado diferente desta.
Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.
Cedo: antecipadamente. Exemplo: Cheguei cedo ao parque. Cedo: verbo ceder: eu cedo.
Gramática. Neste artigo você vai entender o que são palavras homógrafas, aquelas que possuem a mesma escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.
Significado de cedo Como um advérbio indicativo de tempo, antecedência e rapidez. Deve ser utilizado sempre que se pretender se referir a algo realizado prematuramente. Pode, ainda, ser uma forma verbal do verbo “ceder”, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Pronuncia-se com vogal fechada (ê).