Na verdade, o catabolismo é uma reação química superimportante, pois atua na quebra e degradação de substâncias (matéria orgânica) para produzir energia para o nosso corpo. Junto com o anabolismo (que consiste nas reações de síntese e construção), ele constitui o metabolismo do nosso corpo.
É o anabolismo que transforma as proteínas ingeridas em aminoácidos. O catabolismo pode ser entendido como a fase do metabolismo de liberação energética para o corpo. O processo, também chamado de metacatabolismo, acontece no momento da quebra ou degradação de moléculas mais complexas para gerar outras mais simples.
Catabolismo é um conjunto de reações enzimáticas de degradação, em que compostos orgânicos de alto peso molecular são convertidos em moléculas mais simples. Neste processo, ocorre liberação de energia, sendo uma parte conservada em moléculas de alta energia (ATP) e a outra dissipada na forma de calor.
Chama-se catabolismo ou metacatabolismo a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida pelos seres vivos para fins de obtenção de energia. Este conjunto de processo diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias.
Os processos que acontecem depois do anabolismo é que fazem com que seu corpo cresça. Nesse caso, para manter seus músculos, o ideal é treinar mais pesado e não exagerar no tempo. Mas o ideal é fazer isso compensando com a carga, e não com repetições. Exagerar nas séries também podem fazer você catabolizar.
Saiba quais são os alimentos que ajudam no ganho de massa muscular
Não há fórmulas mágicas de como ganhar massa muscular nas pernas, não existe isso....Como Ganhar Massa Muscular Nas Pernas Rápido!