Se houve piora do sangramento transvaginal com uso do Utrogestan, melhor seria realizar uma consulta médica para uma reavaliação e, para alguns casos, é necessário um exame de imagem complementando o atendimento.
O medicamento sujeito à receita médica Utrogestan, comercializado em Portugal pela farmacêutica Jaba Recordati, poderá funcionar como método preventivo no caso de ameaça ou de prevenção de aborto em mulheres que apresentem sinais de gravidez de risco e sangramento até às 16 semanas.
Sim. Pode suspender. Em alguns tratamentos de irregularidade menstrual a progesterona pode ser usada na segunda fase do ciclo menstrual ou, em caso de pacientes com ciclos anovulatórios, por alguns dias no mês favorecendo o aparecimento da menstruação.
Ação esperada de Utrogestan Os níveis de progesterona no sangue aumentam a partir da primeira hora e picos plasmáticos são obtidos em uma a três horas após a administração.
É normal sair resíduos da cápsula do comprimido de utrogestan na roupa íntima. Fique tranquila. Mantenha o uso. Faça o seguimento de pré-natal correto.
Como o Utrogestan funciona? Utrogestan® tem como princípio ativo a progesterona natural micronizada, que é quimicamente idêntica à progesterona de origem ovariana. Por isso, age como suplemento da produção de progesterona pelos ovários, quando necessário.
Utrogestan® não é um tratamento para ameaça de parto prematuro. O uso da progesterona micronizada durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez pode levar ao desenvolvimento de icterícia colestática de gravidez ou doenças hepatocelulares.
Dessa forma, associada à gravidez, a progesterona prepara o endométrio para a gestação e aciona este revestimento a ficar mais espesso para receber o óvulo fertilizado. Além disso, ela inibe as contrações musculares do útero, evitando a expulsão do embrião através de um aborto.
Portanto, só funciona após a ovulação. O melhor é certificar-se, junto ao seu ginecologista, se houve à ovulação, antes de iniciar o seu uso. Procure seu médico para melhor avaliação. Primeiro, na dúvida não use o utrogestan porque poderá alterar a receptividade do seu útero a uma possível implantação de embrião.