Herança sem dominância ou codominância é quanto os dois alelos são "fortes" o suficiente pra se manifestar no fenótipo, formando uma terceira característica, por exemplo: ... Flores rosas BV (cruzamento de flores brancas com flores vermelhas), fenótipo rosa.
Alelos letais: Os genes que matam Esses genes que conduzem à morte do portador são conhecidos como alelos letais. Por exemplo, em uma espécie de planta existe o gene C, dominante, responsável pela coloração verde das folhas.
Os alelos letais são genes capazes de causar a morte dos organismos portadores. Esses alelos foram descobertos por Cuenot após a análise de cruzamentos realizados em camundongos amarelos e cinza. ... A doença de Huntington leva o portador à morte por meio da progressiva degeneração dos nervos.
DOMINÂNCIA INTERMEDIÁRIA Há situações em que os dois alelos de um gene se complementam na determinação de um genótipo intermediário em organismos heterozigóticos. Algumas flores, por exemplo, apresentam duas ou mais colorações, como vermelho e branco.
Resposta: O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.
Determinando o genótipo A genotipagem é o processo de determinação de diferenças na constituição genética (genótipo) de um indivíduo examinando sequência de DNA do indivíduo utilizando ensaios biológicos e comparando-o com a sequência de outro indivíduo ou uma sequência de referência.
O DNA codifica todas as características de um organismo. Certas combinações dos nucleotídeos do DNA criam diferentes genótipo ou pares de características, que podem ser dominantes ou recessivas e determinam a forma como são expressadas em um organismo. Para determinar o genótipo, use o quadro de Punnett.