Com origem no grego trigonon (triângulo) + metron (medida), trigonometria é um ramo da matemática que estuda as relações entre os lados e os ângulos do triângulo. Além disso, pode ser usada também na química, biologia, geografia, astronomia, física e engenharia, etc.
Encontramos ângulo nas construções, nos relógios, nas sombras, no futebol e nos móveis. Por mais que não notamos, os ângulos estão presentes no nosso dia a dia. Em nossas casas e nas diversas construções, ao olharmos para as paredes, podemos enxergar um ângulo reto (ângulo de 90°) com o chão.
Elas foram criadas para facilitar quaisquer cálculos envolvendo trigonometria, pois, fazendo uso de uma dessas tabelas, basta procurar os valores numéricos de seno, cosseno e tangente referentes a um ângulo qualquer. ... A primeira tabela trigonométrica envolve apenas ângulos notáveis, isto é, os ângulos de 30º, 45º e 60º.
Seu cálculo segue através da seguinte fórmula a² = b² + c². “A” é a hipotenusa, “b” e c'” são os catetos oposto e adjacente. Para chegar ao resultado suas potências são elevadas ao quadrado. A teoria é a mesma que dizer que a² = b.b + c.c. Para encontrar essa medida, basta pegar um retângulo e parti-lo em sua diagonal.