O termo biotecnologia se refere a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
A biotecnologia consiste no estudo e no desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, assim como, a utilização dos mesmos. Compreende uma tecnologia desenvolvida através de conhecimentos de uma ou de várias áreas da biologia.
A biotecnologia está presente em nosso dia a dia, contribuindo de forma significativa para a nossa qualidade de vida. Ao abastecer um automóvel com etanol, estamos fazendo uso de um produto da biotecnologia obtido com a fermentação de açúcares presentes no caldo extraído da cana-de-açúcar.
A biotecnologia é o conjunto de procedimentos envolvendo manipulação de organismos vivos para fabricar ou modificar produtos. ... O avanço nos conhecimentos sobre genética, microbiologia, química, fisiologia, biologia molecular, entre outras, foram decisivos para desenvolvermos o que chamamos hoje de biotecnologia moderna.
Quando falamos de biotecnologia clássica, nos referimos ao uso de microrganismos para a obtenção de um produto. Logo nos vem à cabeça o uso de microorganismos como agentes fermentadores para a produção de pão, vinho, cerveja e queijo.
A biotecnologia clássica diz respeito aos diversos meios de utilização de microrganismos vivos para a produção de novos produtos ou modificação de produtos já existentes. A biotecnologia moderna se baseia fortemente nas técnicas que utilizam engenharia genética.
A biotecnologia estuda diversos fatores, como a fermentação de pães, ramo dos alimentos, da saúde: criando vitaminas, insulinas, melhorando a agricultura com os famosos transgênicos e outras áreas.
A biotecnologia promove impactos em diversos setores industriais por meio de técnicas inovadoras e pela revolução no tratamento de doenças, no uso de novos medicamentos para aplicação em humanos e animais, na multiplicação e reprodução de espécies vegetais e animais, no desenvolvimento e melhoria de alimentos, promove ...
Clonagem é um mecanismo de propagação de alguns organismos, como algumas espécies de plantas e bactérias. Além disso, também se apresenta como uma técnica utilizada na engenharia genética, e um exemplo é a clonagem reprodutiva. A clonagem produz clones, que são cópias idênticas do progenitor.
Reprogramação celular é a reprogramação de núcleo das células adultas, empregando extratos citoplasmáticos de óvulos ou de células-tronco embrionárias, o que abre caminho para a clonagem de pessoas.
b) clonagem reprodutiva. c) clonagem multiplicadora. ... Na clonagem terapêutica, o objetivo não é criar um novo indivíduo, mas, sim, utilizar as células-tronco para realizar procedimentos relacionados com o tratamento de doenças. Nesse tipo de clonagem, o blastocisto não é colocado no interior do útero.
Clonagem é um processo natural (como é o caso de gêmeos idênticos) ou artificial (quando há a utilização de células somáticas) em que são produzidas cópias geneticamente idênticas de outro ser, através de reprodução assexuada.
Pontos negativos da clonagem: Grande número de anomalias. Envelhecimento Precoce. · Os clones seriam maiores do que o normal, denominado de síndrome do filhote grande (large offspring syndrome – LOS) Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade.