1) As junturas sinoviais: São articulações do tipo mais comum, apresentam cavidades e o elemento que se interpõem entre os ossos, é o liquido sinovial. As características comuns dessa juntura são cápsula articular, capsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e membrana sinovial.
As articulações fibrosas, também chamadas de sinartroses ou imóveis, possuem uma pequena separação com tecido conjuntivo fibroso e não apresentam cavidade articular (espaço entre as superfícies articulares). A mobilidade dessa articulação é bastante reduzida ou inexistente, porém apresenta certa elasticidade.
(bolsa com líquido sinovial) Ligamentos e cápsula articular têm por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.
O elemento que interpõem entre as peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso e são ditas fibrosas. A mobilidade é extremamente reduzida ou sem mobilidade. Há três tipos de junturas fibrosas: as suturas, sindesmoses e gonfoses.
As articulações são mecanismos de união entre dois ossos quepermitem a movimentação entre os mesmos. A articulação fibrosa gonfose, também denominada articulação dentoalveolar, é a que permite a movimentação do dente no seu alvéolo, sendo a única deste tipo encontrada no organismo humano.
Exemplos: ossos do quadril e vértebras. Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.