É CORRETO afirmar que o mito no mundo atual é a repetição dos atos dos deuses que foram executados no início dos tempos e que devem ser imitados e repetidos, para que as forças do bem e do mal se mantenham sob controle. surge como modelo explicativo para satisfazer a curiosidade e as exigências da mente primitiva.
Quanto ao gênero MITO, é correto afirmar que: Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal, com personagens deuses ou semideuses.
Enquanto o mito é uma narrativa que estabelece condições divinas e sobrenaturais para a ordem natural, que não devemos questionar, a filosofia questiona, racionaliza seus conceitos e atribui ao homem a condição única de entendimento da realidade, através de um discurso coerente, lógico e racional.
Um dos pontos em comum entre a Filosofia e o mito é que, a filosofia usa a causalidade para explicar o princípio das coisas, a exemplo: Tales afirmava que a água era o princípio de todas as coisas, uma vez que ele observava que para uma árvore permanecesse viva ela precisava de água e um corpo morto era seco.
O mito é uma forma de explicar os fenômenos do mundo através de lendas e histórias sem comprovação científica. ... Já a filosofia consiste em um processo sistemático, no qual se utiliza a razão para a busca de explicações e sentido para o mundo, não aceitando explicações prontas e frágeis, como os mitos.
O mito busca buscar a explicação das coisas por meio de fenômenos e fundamentos que comprovam sua validade, a religião explica as coisas por meio da fé e a filosofia explica as coisas por meio da razão.
A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
Mito é algo sem explicação ex: lendas populares como joao e o pé de feijão . E Mitologia é a ciência que estuda os mitos ex: a Grécia antiga .
O mito religioso explica a realidade por meio de histórias sagradas. As lendas são narrativas que misturam fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. Elas procuram dar explicações para acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.
Enquanto os mitos tentam explicar a vida, as fábulas são histórias imagi- nárias que tentam explicar o comportamento dos homens, alertando para o descompasso que pode existir entre a fala das pessoas e suas ações.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.
Fábulas famosas: “A cigarra e a formiga”, “A lebre e a tartaruga”, “João e o pé de feijão” e “Os três porquinhos”.