Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito. Graças ao seu caráter inabalável, quando os problemas chegaram, encontraram um homem com estrutura espiritual e emocional firme e suficiente para superá-los.
José filho do patriarca Jacó e de Raquel, nasceu em Padã-Arã, filho dileto de seu pai que gostava mais dele do que qualquer outro filho, por ter nascido na sua velhice e Raquel era tida como infértil. A família de Jacó era contaminada pela inveja e pelo ciúme. ...
— Porque o pai deles, Jacó, gostava mais de José. ... Jacó amava mais José “porque era o filho da sua velhice” e o primeiro que teve com sua amada esposa Raquel. A Bíblia diz que, 'quando os irmãos de José viram que seu pai o amava mais, começaram a odiar José'.
Deu-lhe de presente uma linda túnica de mangas compridas e largas, sinal de nobreza naquele tempo e cultura.
(Gênesis 41:45). Na ocasião José contava com trinta anos (Gênesis 41:46); 15.
Esaú e Jacó foram filhos de Isaque, netos de Abraão. ... E aconteceu que, como Isaque já estava idoso, havia ficado cego com a idade e sentia que estava próximo o tempo da sua partida, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e pediu a ele que saísse à caça a fim de fazer depois um guisado saboroso.
(Alguns estudiosos sugerem que Jacó ao nascer segurava o calcanhar de Esaú para se proteger de pisões em sua cabeça, desferidos pelo irmão que tentava sair primeiro durante o parto5).
Raquel sempre foi a esposa preferida de Jacó, e ele a amava muito e lhe dedicava a maior parte de seu tempo livre, dividindo seu leito com ela. Raramente Jacó visitava a tenda de Lea, que negociou com Raquel para que deixasse Jacó passar somente uma noite em sua companhia. (Génesis .
Rebeca (do hebraico, significa mulher que prende os homens com sua grande beleza, ou união, aquela que une רִבְקָה, transl. ... Rivqá), personagem do Antigo Testamento, era filha de Betuel, irmã de Labão, mulher de Isaque e mãe de Jacó e Esaú. É também sobrinha em segundo grau de Abraão, Gn.