E = mc² quer diz que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
O Princípio da Equivalência de Einstein afirma que a aceleração de um dado referencial mimetiza-se neste referencial como a ação de um campo gravitacional uniforme de igual valor e sentido contrário (ou vice-versa).
2.
O efeito fotoelétrico consiste na ejeção de elétrons de um material exposto a uma determinada frequência de radiação eletromagnética.
Existe uma freqüência de corte para a radiação eletromagnética, abaixo da qual não ocorre efeito fotoelétrico. ... No entanto se a freqüência da radiação for tal que a energia dos fótons seja menor do que e , nenhum elétron terá energia suficiente para escapar do metal, ou seja, a freqüência de corte é 0 e h/ .
A descoberta do efeito fotoelétrico teve grande importância para a compreensão mais profunda da natureza da luz. ... Tudo isto se tornou possível devido à invenção de aparelhos especiais, chamados células fotoelétricas, em que a energia da luz controla a energia da corrente elétrica ou se transforma em corrente elétrica.
A energia do oscilador é quantizada, ou seja, ela só pode ter determinadas quantidades discretas de energia ( , dada por: En = n.h.f (1) Onde: h = 6,J.s (Constante de Planck); f = frequência do oscilador; n = um número inteiro positivo chamado de número quântico.
A constante de Planck, representada pelo símbolo h, é uma das constantes fundamentais para o estudo da física quântica e vale cerca de 6,6207.
Isto pode ser comprovado ao ver que os prótons têm uma carga aproximadamente igual a uma unidade natural de carga, mas sua massa é muito menor que a unidade natural de massa....Tabela 1: Constantes físicas fundamentais.
Sua teoria dizia basicamente o seguinte: “A radiação é absorvida ou emitida por um corpo aquecido não sob a forma de ondas, mas por meio de pequenos “pacotes” de energia.”
Na física um quantum (plural: quanta) é a menor quantidade de qualquer grandeza físicas envolvida numa interação. A noção de que uma grandeza pode ser “quantizada” vem da “hipótese da quantização”.
A luz em partículas Assim como Planck propôs a quantização da energia, Einstein propôs a quantização da luz. Ou seja, em vez de transferir um fluxo contínuo de energia, a luz transfere sua energia em quantidades bem definidas, proporcionais à sua frequência. A essa quantidade, Einstein deu o nome de quantum de luz.
A Física quântica, também conhecida como mecânica quântica, é uma grande área de estudo que se dedica em analisar e descrever o comportamento dos sistemas físicos de dimensões reduzidas, próximos dos tamanhos de moléculas, átomos e partículas subatômicas.
A física quântica (também chamada de teoria quântica ou mecânica quântica) é um ramo da física que permite uma descrição do comportamento e interação da matéria e da energia à escala das partículas subatômicas, fótons e certos materiais a temperaturas muito baixas.
A palavra “quântica” (do Latim quantum) quer dizer quantidade. Na mecânica quântica, esta palavra refere-se a uma unidade discreta que a teoria quântica atribui a certas quantidades físicas, como a energia de um elétron contido num átomo em repouso.
O mundo quântico é totalmente diferente do mundo macroscópico. Nas escalas subatômicas, as leis da Física funcionam de forma não determinística, isto é, as coisas podem ou não acontecer segundo uma distribuição de probabilidades.
A filosofia da física quântica é uma área excitante da filosofia da ciência, pois contempla um mundo de comportamento estranho que existe na escala dos átomos. ... Nesta última frase, porém, aludi a uma situação sem a presença de um observador, o que só é aceitável para interpretações realistas da teoria quântica.