Nos casos em que a icterícia não desaparece sozinha, o médico pode indicar a fototerapia, também conhecida como banho de luz. A técnica consiste em colocar o bebê em um aparelho em contato com várias lâmpadas para ajudar a diluir a pigmentação, que será excretada por meio das fezes.
A Icterícia é um dos motivos mais frequentes de hospitalização prolongada em recém-nascido a termo de readmissão nas primeiras duas semanas de vida . O que provoca a Icterícia é o aumento, no sangue, de uma substancia chama Bilirrubina.
Quando um bebê precisa de banho de luz (fototerapia) normalmente vai para o berçário e recebe as sessões em um berço longe da mãe. O recém-nascido fica normalmente só de fraldas, com os olhos vedados e normalmente precisa repetir o procedimento algumas vezes nos primeiros dias de vida.
Como fazer? Para dois litros de água, coloque 10 colheres de sopa de picão. Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão. Deixe descansar tampado, por alguns minutos e dê banho de balde (ofurô) no bebê com o chá.
Tratamento para amarelão. O tratamento para o amarelão deve ser feito de acordo com a orientação do médico e normalmente envolve o uso de antiparasitários, como Albendazol e Mebendazol, que devem ser usados de acordo com a recomendação, mesmo que não existam mais sinais e sintomas aparentes.
Por isso, conheça um pouco mais sobre as pomadas mais usadas pelas mamães e faça o teste para deixar o bumbum do seu bebê lisinho e sequinho:
Como é feito o tratamento Além disso, o pediatra pode ainda receitar o uso de uma pomada para dermatite, como Hidrocortisona 1% ou Dexametasona, que deve ser aplicada em fina camada sobre a pele afetada por cerca de 7 dias.
Para tratar a alergia na pele do bebê, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, além de indicar pomadas com corticoides próprias para a alergia de pele e o uso de um hidratante específico para pele de bebê. É importante, também, identificar e evitar o agente causador da alergia.
O uso de pomadas para assadura serve para prevenção e para tratamento da dermatite da fralda. As melhores pomadas são aquelas que contêm óxido de zinco e petrolato, como o Hipoglós (Brasil) ou Halibut (Portugal).
Além do uso dos medicamentos e pomadas — que devem ser indicados por um médico —, alguns cuidados podem aliviar os incômodos causados pela dermatite. Banhos mais mornos e frios, uso constante de hidratante corporal, sabonetes específicos para bebês e/ou peles delicadas e uso de roupas de algodão são alguns deles.
A base do cuidado da pele com dermatite atópica é a hidratação, já que esta é a melhor maneira de fortalecer a barreira cutânea e conter a perda de água da pele. O uso de emolientes específicos que reforçam a hidratação e aliviam a coceira, como os itens da linha Stelatopia da Mustela, é primordial para o tratamento.
Dermatite de contato irritativa (dermatite de fralda): A dermatite irritativa (também chamada de "dermatite de fralda") é uma disfunção causada pelo contato da pele do bebê com alguma substância como a fralda ou ainda produtos químicos e substâncias ácidas ou alcalinas.