Argentina é um país da América do Sul que sofreu com a colonização espanhola e conquistou sua independência em 1816. A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.
Os espanhóis se estabeleceram e começaram a colonizar a região da Argentina em 1516, quando o navegador espanhol Juan Diaz de Sólis, navegando pelo Rio da Prata, tornou oficial a conquista do território. Até então, a região dos pampas era habitada por nações indígenas e a região norte era parte do Império Inca.
Ancestralidade. No período colonial, a população argentina foi formada pela miscigenação dos povos indígenas pré-colombianos com uma população colonizadora de origem espanhola e com alguns poucos escravos da África Subsaariana.
Resposta. Resposta: Na Primeira Junta de Buenos Aires, organizada em maio de 1810, houve a liderança de três argentinos, que foram fundamentais para a proclamação de independência argentina. Foram eles: - Cornelio Saavedra: fazia parte do Exército Patriota e foi presidente da Junta Provisória Governativa.
José Artigas
Argentina
1810 – 1818
1810
maio de 1810
Resposta. Resposta:equador,chile e peru.
Buenos Aires foi fundada pela primeira vez em 1536, pelo adelantado Pedro de Mendoza, e pela segunda e definitiva vez em 1580, por Juan de Garay; isto é, a sua origem é um século e meio anterior à de São Paulo (fundada legalmente em 1711).
Província Oriental: foi uma das províncias constituintes da Liga Federal (ou União dos Povos Livres) liderada por José Artigas. ... Depois da Guerra Argentino-Brasileira, no ano de 1828, a Província Oriental foi estabelecida, diante de intervenção inglesa, como independente com o nome do Estado Oriental do Uruguai.
Vice-Reino do Rio da Prata
Cornelio Saavedra, um dos principais líderes da Independência da Argentina.
Origem da denominação O nome refere-se à lendária Sierra de Plata ("Serra de Prata"), que foi procurada por Aleixo Garcia, Sebastião Caboto e outros que subiram os rios da Prata, Paraná, Paraguai e Uruguai e que realizaram expedições terrestres até o Chaco e Chiquitos.
- Muito usada para a navegação, pois possui muitos rios navegáveis. - Por estar localizada numa região de significativo desenvolvimento econômico e concentração populacional, suas águas são muito usadas para o consumo doméstico, agrícola e industrial.
Apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando a Usina de Itaipu, entre outras. Os afluentes do Paraná, como o Tietê e o Paranapanema, também apresentam grande potencial hidrelétrico. Sua navegabilidade e a de seus afluentes vem sendo aumentada pela construção da Hidrovia Tietê-Paraná.
Sempre abrir. A bacia do Rio Prata possui uma superfície de 3.
Qual a importância econômica da Bacia do Prata para região do século 19? ... Sua importância era econômica, pois ela dava acesso aos rios e países como Paraguai dependia dos rios da região para fazer comércio com outros países já que naquela época não existia transporte aéreo e o Paraguai não tinha acesso ao mar.
Apresenta grande potencial hidrelétrico e trechos propícios à navegação. Os rios da bacia Platina são de fundamental importância, pois eles abastecem a região mais habitada e industrializada do Brasil, além de fornecerem água para outros três países da América do Sul.
Outros aspectos que merecem destaque são o potencial hidrelétrico desses rios, aproveitado através da construção de usinas hidrelétricas, e os trechos navegáveis, proporcionando o deslocamento de cargas entre as nações que integram o Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Os rios Paraná, Paraguai e Uruguai são os principais rios que formam a bacia Platina e todos eles têm as suas nascentes no território brasileiro, além do Brasil, eles banham também a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. No Brasil, ela está situada na região Sul.
América do Sul
A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do planeta, com 1.
Abrangendo os territórios de cinco países - Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai -, esta bacia, com uma área de 3,1 milhões de km2 (equivalente a 17% da superfície da América do Sul), é a segunda maior estrutura hidrográfica do continente, sendo superada apenas pela Bacia Amazônica.
É o principal rio da Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2 740 km. Além da Venezuela, a bacia do Orinoco abrange um quarto do território da Colômbia. A sua nascente é na serra Parima, no sul da Venezuela, próximo da fronteira com o Brasil, a uma altitude de 1047 m.
As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. ... As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores.