MICHEL (1990) partilha de uma visão mais operacional do conceito de estratégia, definindo-a como “a decisão sobre quais recursos devem ser adquiridos e usados para que se possam tirar proveito das oportunidades e minimizar fatores que ameaçam a consecução dos resultados desejados”.
Permite identificar oportunidades de negócios; Elimina as atividades que não agregam valor ao negócio; Colabora nos processos de tomada de decisão; Permite um melhor acompanhamento dos planos organizacionais e caso seja necessário, uma revisão mais imediata.
Como se vê, um bom administrador é importante para manter o norte da empresa, sua organização e possibilitar que os resultados sejam alcançados de forma eficaz e sustentada. De fato, sem um foco no gerenciamento organizacional da companhia, há riscos sérios de não conseguir fazer o negócio prosperar.
A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores. ... Como exemplos de alguns tipos de estratégia nas empresas podemos citar: redução de custos, inovação, expansão e internacionalização.
Confira as 5 etapas do processo de gestão estratégica
Existem 4 etapas no processo de gestão de custos:
O passo seguinte das etapas do Processo de Gestão de Custos é definir o Orçamento necessário e, por último, todos os custos necessitam de um controle, por isso o último estágio é o Controle dos Custos.
De forma simples, a contabilidade de custos ou gestão de custos se resume a todo o montante despendido pela empresa na elaboração de seus produtos ou serviços. Em outras palavras, são todas as despesas incluídas nas atividades empresariais diárias.
Abaixo, você confere um resumo dos principais propósitos da gestão de custos: fornecer informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa; auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações; fornecer informações que possam subsidiar a tomada de decisões.
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
O Plano de gerenciamento dos custos descreve como os custos do projeto serão planejados, estruturados e controlados fornecendo detalhes dos processos e ferramentas usadas, e serve como guia para a equipe durante todo o projeto para as questões relacionadas a custos.
Benefícios de uma gestão de projetos eficaz
A adoção de uma metodologia de gerenciamento de projetos quando feita da forma adequada pode gerar vários benefícios como: