De modo geral, podemos agrupar as teses centrais da economia de Keynes em pelo menos sete proposições, seguindo o pensamento de Fernando de Carvalho (2009): 1) a tese da não-neutralidade da moeda; 2) o conceito de liquidez; 3) o reconhecimento da conexão entre moeda, prêmio de liquidez e preço dos ativos; 4) o que ...
O objetivo de Keynes, ao defender a intervenção do Estado na economia não é, de modo algum, destruir o sistema capitalista de produção. ... O objetivo é o aperfeiçoamento do sistema, de modo que se una o altruísmo social (através do Estado) com os instintos do ganho individual (através da livre iniciativa privada).
Resposta. O Keynesianismo defende intervenção do estado na economia,com estímulos nos setores da economia. O liberalismo defende um sistema de livre mercado , sem intervenção do estado na economia.
Surgido para recuperar a economia norte-americana após a crise de 1929, o New Deal foi um plano econômico que modificou a relação do Estado com a economia.
Keynesiana. O nome da escola vem de John Maynard Keynes, considerado até hoje o economista mais influente da história. A escola foi desenvolvida nos anos de 1930, durante a Grande Depressão.