A infecção é ocasionada por um fungo que se desenvolve nas fezes de pombos. A contaminação ocorre, principalmente, quando o cocô fica seco e desidratado disseminando os esporos do fungo no ar. Ao inalar, a pessoa contrai a doença. Os fungos neoformans e gattii são os mais comuns, levando a um quadro de meningite grave.
Os sintomas da doença variam de acordo com o estado imunológico de cada pessoa, podendo ocorrer de dois dias a mais de 18 meses, sendo eles: dores de cabeça, febre, vômito, rigidez na nuca, alterações da visão, fraqueza, dor no peito, confusão mental, náusea, falta de ar, formigamento nos braços e nas pernas.
As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.
“Limpar as fezes dos pombos requer cuidados, já que os fungos nelas presentes não podem entrar em contato com as vias aéreas dos seres humanos. Para evitar o contágio, basta lavar o local com água clorada; jamais varrer ou usar pano seco.
Esporotricose, dengue e ptiríase.
Apesar de serem inúmeras as doenças causadas por fungos, algumas principais são:
Resposta: Candidíase: esta é uma DST causada pelo fungo Candida albicans. Esta bactéria pode atacar qualquer parte da pele humana e, com relação à forma sexual, causa a candidíase vaginal.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).
São provocadas por bactérias, vírus e parasitas que estão no sangue, sémen e outros líquidos corporais ou à superfície, na pele e mucosas da zona genital....As IST mais conhecidas
Quais as DSTs mais comuns?
Na maior parte dos casos é causado pelo Herpes Virus hominis tipo 2. Os demais são causados pelo vírus do tipo 1, também responsável pela maioria dos casos de herpes labial. Os primeiros são fraqueza, emagrecimento, febre e diarréia, sem causa aparente. Outras doenças também podem causar os mesmos sintomas.
De acordo com especialista, a principal razão para esse aumento está ligada ao fato das doenças serem silenciosas e não apresentarem sinais e sintomas por meses ou anos, somado a diminuição no uso de preservativos, o baixo nível de conhecimento sobre educação sexual e baixa adesão na cobertura vacinal para as doenças ...
Enviada em: Nesses últimos anos, tem aumentado os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) entre o jovens brasileiros por conta da falta de informação e da banalização desta doença.
A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
A AIDS, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana - da sigla em inglês).
Se não forem tratadas, algumas podem progredir e levar a complicações, como é o caso da sífilis. Essa DST pode causar problemas cardiológicos e neurológicos. A clamídia e a gonorreia causam inflamação nas trompas e a paciente corre o risco não conseguir engravidar.