As estrias são cicatrizes que surgem após a pele ser esticada, rompendo fibras elásticas e colágenas responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. A cútis pode sofrer esse processo de esticamento por dois motivos principais: ganho de peso e crescimento durante a adolescência.
As estrias normalmente se formam quando há estiramento da pele, que no geral é causado por um aumento do volume corpóreo. Esse aumento pode ocorrer por causa de gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes, ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais.
Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano. É improvável que cremes, loções e géis que estão no mercado consigam que as estrias sejam mais atenuadas do que seriam naturalmente com o tempo.
Aprenda a receita do creme de babosa e azeite para estrias
Com ajuda de uma toalha, retire o excesso de água. Aplique a babosa pura no couro cabeludo, massageando em movimentos circulares para a ativação celular e espalhe-a no restante do cabelo. Deixe agir de 10 a 20 minutos -- pode usar uma touca plástica para não escorrer.
A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.
Em um recipiente, adicione duas colheres de sopa de máscara hidratante. Corte as laterais de uma folha de babosa e extraia a polpa. Coloque aproximadamente uma colher de sopa do gel na mistura. Para maior hidratação, adicione uma colher de chá de óleo vegetal de sua preferência, como os de abacate ou de coco.
Aprenda a fazer o banho de brilho com babosa
5 dicas para hidratar o cabelo ressecado
Separe três colheres de uma máscara bem consistente, duas colheres de mel e uma colher de óleo de rícino; Misture tudo e aplique nos cabelos lavados apenas com shampoo; Deixe agir por 40 minutos, com uma touca ou sacolinha; Enxágue e finalize conforme a sua preferência.
Não é muito indicado usar o óleo de rícino puro na pele. O melhor é misturá-lo em um creme hidratante, na proporção de uma colher de sopa para cada 200 mL de produto. Além disso, sempre o aplique-o após a higienização da pele, para garantir seu efeito.
Crescer os cabelos: Aplicar o óleo diretamente na raiz do cabelo e massagear. Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.
Como usar no cabelo Para fortalecer o cabelo e estimular o seu crescimento, o óleo de rícino deve ser aplicado no couro cabeludo com os fios secos ou ligeiramente úmidos, puro ou misturado com outro óleo, e de seguida deve-se massagear a região, deixando atuar por cerca de 3 horas e depois lavar o cabelo.
Na umectação diurna basta aplicar o óleo de rícino em todo o comprimento dos fios, deixar agir por 30 minutos e lavar normalmente. Já na umectação noturna, o óleo de rícino deve permanecer no cabelo durante a noite e ser lavado somente pela manhã.