Entenda como ocorre a absorção de nutrientes no intestino. A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal.
As vitaminas, minerais e fluidos são absorvidas simultaneamente através da mucosa intestinal. A maioria das vitaminas passa inalterada do intestino delgado para o sangue, por difusão passiva./span>
Como o corpo absorve a vitamina A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos./span>
- Abóbora e semente de girassol (vitamina E + betacaroteno): A pró-vitamina A (betacaroteno) presente na abóbora é mais bem absorvida na presença da vitamina E, encontrada na repleta na semente de girassol, e tem efeito antioxidante sobre os lipídios (gorduras) que a transportam.
A capacidade que o intestino tem em absorver o ácido ascórbico é de aproximadamente 1200 mg/24h. Quando o suprimento em ácido ascórbico aumenta muito, a absorção diminui, passando de 49,5% para uma dose oral de 1,5 g, a 16,1%, para uma dose de 12 g 5./span>
Combinações que aumentam a absorção de nutrientes:
Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.
A maior parte dos ácidos gordos e vitaminas lipossolúveis são absorvidos pelos vasos linfáticos e transportados pelo canal torácico linfático até à veia cava superior, onde entram na corrente sanguínea, através da qual são distribuídos às células. Os nutrientes podem ser absorvidos de forma direta ou indireta.
intestino delgado
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo.
Como acontece a digestão? ... A digestão mecânica é o primeiro passo e tem início na boca, com a trituração dos alimentos realizada pelos dentes e com a ajuda da saliva e sua principal enzima chamada ptialina, a qual começa a agir sobre os alimentos e dá início ao bolo alimentar que se encaminhará ao esôfago e ao estômago.
No intestino delgado, ocorre grande absorção de nutrientes. No intestino grosso, há a formação das fezes, que são eliminadas para o meio externo pelo ânus.
O emulsionamento de lipídios ocorre no duodeno, graças à liberação da bile proveniente da vesícula biliar, o que elimina a letra B, pois essa diz que o emulsionamento ocorre no pâncreas. O intestino grosso é responsável pela rápida absorção de água, formando o conteúdo fecal.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino./span>
A digestão de lipídios acontece na boca, estômago e intestino delgado por meio da lipase lingual, gástrica e pancreática, respectivamente. Como essas enzimas têm maior afinidade por cadeia menores, os ácidos graxos de cadeia curta e média serão digeridos e absorvidos mais rapidamente.