A pururuca é um prato feito com pele de porco que passou por um processo de desidratação para posteriormente ser fritada. Pururuca também é o nome de um prato que consiste em assar um pouco com pele e jogar óleo quente por cima.
Para fazer a pururuca aqueça bastante o óleo, passe gelo em cima da pele do leitão e com uma concha, jogue o óleo quente sobre o leitão. Repita o procedimento até levantar bolhas por cima da pele do leitão e está pronto!
Da fritura do toucinho, uma camada de couro, carne e muita gordura, geralmente retirada da barriga do porco. É o excesso de gordura que deixa o petisco saboroso.
O torresmo passou a ser utilizado em larga escala como petisco associado à comida mineira, sendo apreciado acompanhado de um aperitivo — aguardente — e utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro. Pode acompanhar também qualquer bebida, sendo comum seu uso como tira-gosto.
Pré-preparo Rodrigo Oliveira, por sua vez, opta por deixar a peça em uma marinada de água, sal e um pouco de bicarbonato por seis horas para depurar a carne. Em seguida, ela é pendurada em um defumador por mais cinco horas. "Isso faz com que a pele perca gordura e umidade, deixando-a sequinha".
O toucinho é o resultado mistura uma fibra magra com o couro do suíno. Ele é curado, defumado e é usado, geralmente, na preparação de molhos ou carnes de panela e, claro, preparado frito, na chapa ou na churrasqueira para ser apreciado sozinho.
“A papada é curada e defumada como o bacon, com a diferença de ser um pouco mais fina”, explica Ana. A chef conta ainda que o sabor da papada tem notas fortes. O ideal é que ela seja preparada com muitos temperos, como com pimenta-do-reino e ervas.
A papada é um corte localizado no pescoço e rica em gordura, podendo se fazer um bom torresmo como a panceta.
O bacon papada fatiado é um produto de entrada da linha Fatiados Adorar. Apresenta um excelente custo beneficio para otimizar o seu trabalho no food service. Conservação: Mantenha refrigerado até +4ºC. Após aberto consuma em até 3 dias.
As melhores marcas de bacon que você pode comprar
Na hora de comprar. O bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.
Cheire o prato ou embalagem do bacon. Se o aroma for fresco, de carne, o bacon está bom. Se for forte, com odor desagradável de decomposição, o bacon provavelmente está estragado.
R$ 33,60un. Bacon Fatiado Frimesa 1Kg: Bacon de origem selecionada já fatiado para você complementar suas receitas. Oferece mais sabor a pratos como medalhão, sanduíches, assados, bolos de carne e ovos.
Peso: 0,500 KG - R$ 19,99.
4,7 kg
Na hora de comprar, se preferir pelo bacon em pedaço, fique atento à proporção de carne e gordura. É melhor que sejam dois terços de carne para um terço de gordura.
Bacon é quase unanimidade porque é uma delícia. Seu preparo é feito a partir da barriga suína, pelo processo tradicional de salga, que confere ao produto características especiais de sabor e consistência. Pode ser preparado na forma de cubos ou tiras para elaboração de diversos pratos, como filé suíno com bacon.
Curado e defumado
O Bacon Extra de Pernil é um produto elaborado a partir do pernil suíno selecionado, que é adicionado de tempero e especiarias, cozido e defumado. Com menor teor de sódio, esse produto possui maior quantidade de carne se comparado ao bacon convencional.
1Lave e enxugue a barriga de porco. 2Misture o sal de cura aos temperos que preferir e cubra a peça toda. 3Ponha a carne num saco plástico, acrescente mais uma colherada da cura e de temperos e feche de forma hermética. Mexa para distribuir o sal e deixe na geladeira por uma semana.
Corte o bacon gelado onde a gordura estará mais rígida e assim, mais fácil para cortar. O bacon precisa estar em temperatura ambiente na hora de fritar. Se estiver congelado, deixe em cima da bancada por alguns minutos, até que a gordura amoleça. Não descongele no micro-ondas pois irá cozinha-lo.
Outro ponto importante é seu modo de preparo. Ou seja, a maneira mais saudável de prepará-lo é no forno em vez de frito. Além disso, como o bacon já contém muita gordura, não é necessário acrescentar óleo extra. Contudo, a ideia é que ele seja um alimento ocasional, não parte integral das refeições do dia a dia.
Corte o bacon em cubos grandes. Separe uma pequena parte para o refogado e corte em pequenos pedaços. 4. Para cortar a costela de porco em pedaços, apoie-a sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima.