O embalsamamento de um corpo é uma técnica de conservação avançada, com diversas etapas. Em primeiro lugar, o sangue do corpo é drenado, sendo substituído por formol. Depois, é feito o procedimento para remover todos os órgãos e vísceras. As cavidades recebem uma aplicação de formol e o corpo é reconstruído.
“De acordo com o Código Processual Penal, para toda a infração que deixa vestígio, é imprescindível o exame de corpo de delito. Portanto, todo o crime que dele venha a morte, seja um homicídio, acidente de trânsito, é necessário que seja feito o exame necroscópico.
Qual a formação de um Médico Legista? Para realizar essas atividades, o profissional precisa apenas ser graduado em medicina e ter Inscrição no Conselho Regional de Medicina. Contudo, em alguns concursos, uma pós-graduação, residência ou outra especialização na área pode te ajudar a conquistar a vaga.
O Serviço de Verificação de Óbito ( SVO ) é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente aqueles por efeito de investigação epidemiológica, o que para a sociedade é de grande ...
São perícias médico-legais realizados em cadáveres, partes de corpos e ossadas. O intuito é determinar o que levou aquele corpo à morte. Portanto, tem-se a necropsia. Outros exames em pessoas vivas também podem ser realizados dentro do IML.
Em 2019, o IML encaminhou 121 corpos para serem enterrados como indigentes por falta de reconhecimento dentro do período legal de 30 dias após a entrada do corpo no instituto.
Manusear o cadáver para observação de lesões externas e internas. Lavar o corpo após o procedimento de necropsia. Acompanhar e auxiliar em exumações (retirada e transferência de restos mortais para outro espaço ou cidade, muitas vezes por exigências legais). Colher material dos cadáveres para exames de laboratório.
O auxiliar de necropsia (do grego: necro (morte, morto ou cadáver) + psia (ação de ver ou examinar) é o profissional que trabalha ao lado do médico legista e pode trabalhar em funerárias, IML (Instituto Médico Legal), Polícia Civil e nas prefeituras que tenham o Serviço de Verificação de Óbito (SVOs).