Comportamento intraverbal foi definido como um operante verbal no qual a resposta está sob controle de estímulo discriminativo verbal sem correspondência ponto a ponto entre estímulo e resposta. Traduções entre línguas podem ser casos de comportamento intraverbal.
Dessa maneira, no tato, a relação entre um objeto ou evento e o comportamento é fortalecida quando, na sua presença, um dado comportamento é reforçado por uma dada conseqüência. O mando, por outro lado, pode ser definido como um operante verbal no qual o comportamento é reforçado por uma conseqüência específica.
O comportamento verbal é, portanto, comportamento operante e é mantido por consequências mediadas por um ouvinte que foi especialmente treinado pela comunidade verbal para operar como tal. ... Com a análise do comportamento não verbal se passa algo semelhante.
A Comunicação não verbal ou Comunicação de conduta refere-se a maneiras de expressão que não utilizam palavras ou que não recorrem a linguagem escrita, e engloba o aprendizado dentro de uma cultura, gestos, trejeitos faciais, posturas corporais e distâncias físicas que são inconscientes.
Skinner (1957) denominou “operantes verbais” para descrever as diferentes unidades funcionais da linguagem, sendo: Mando, Tato, Intraverbal, Textual, Transcrição e Autoclítico, uma vez que postulava que o indivíduo precisaria aprender as associações em todas as suas categorias funcionais antes que fosse possível a ...
Um operante verbal é chamado de mando quando a resposta verbal é emitida sob controle de condições motivacionais específicas (por exemplo, privação ou presença de estimulação aversiva). São exemplo de mando respostas verbais tradicionalmente chamadas de ordens, pedidos e avisos.
O comportamento operante é, grosso modo, aquele que altera o ambiente, sofrendo também o efeito das alterações ambientais por ele promovidas. ... O comportamento verbal é um tipo de comportamento operante: ele altera o ambiente e é modificado por essas alterações.
O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas.
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
O BEHAVIORISMO E SUA CONTRIBUIO PARA A EDUCAO A educao um processo social cujo papel ensinar aos indivduos, no presente, comportamentos que sero adequados, em um tempo futuro, para garantir a cada um e a todos, as melhores chances de sobrevivncia no mundo, isto , uma vida pessoal e social de boa qualidade e feliz.
Comportamento social, assim, envolve o que Skinner (1953, pp. 201, 229, 310; 1957/1992, p. ... Consideramos comportamento social, portanto, qualquer contingência tríplice cujas consequências são mediadas pelo comportamento operante de outro(s) indivíduo(s).
Skinner (1982) afirma que a pessoa está mais consciente quando está mais sensível ao controle do ambiente, ou seja, aumenta sua capacidade de discriminar e assim descrever seus comportamentos. Ter consciência de si corresponde ao comportamento de discriminar comportamentos próprios e variáveis que os controlam.