Então esses são os passos necessários para fazer um bom diagnóstico financeiro:
O trabalho de Diagnóstico Financeiro tem como objetivo a mensuração do desempenho financeiro e do modelo de negócios praticado pela empresa, abrangendo um período anterior ao atual (análise retrospectiva) e projeção de valores para um período posterior ao atual (análise prospectiva).
Por meio do diagnóstico financeiro, é possível realizar todos os passos envolvidos nessa etapa, tais como encontrar situações que podem ser convertidas em oportunidades de fato, custos para realizar essa nova ação e probabilidade de ganhos a partir da incorporação dela aos negócios da empresa.
À seguir, vamos detalhar cada uma destas rotinas.
Para elaborar uma planilha de projeção financeira, é preciso acumular informações, como: registro do montante inicial, a quantidade a ser investida todo mês e os percentuais de rentabilidade esperados. O resultado calculado deve ser estabelecido como meta e as rentabilidades mensais, monitoradas.
Como fazer a projeção de resultados?
Com tudo isso em mente, agora sim um passo a passo de como fazer projeção de faturamento e fluxo de caixa.
Veja um passo a passo para montar uma planilha de controle de inadimplência:
Uma fórmula simples de calcular os dias é utilizar a fórmula "dias", veja o exemplo abaixo. Ainda caso por exemplo a data dos dias em atrasos for determinada sempre pela a data atual, você pode exemplo utiliza a fórmula "hoje", que é aplicado "=hoje()", que deve ser aplicado no caso acima na célula "data fechamento".
Para saber qual é esse índice, você deve utilizar a seguinte fórmula: TI = (T90/TT)x100. TI seria o índice de inadimplência que o gestor tenta descobrir. T90 são os pagamentos que estão em atraso por 90 até 180 dias.
5%
Em resumo, a taxa de inadimplência representa o percentual de clientes que devem pagamentos atrasados para uma empresa. O tempo que é considerado como atraso varia de acordo com o prazo mais adequado a seu negócio, mas em geral são considerados inadimplentes os pagamentos com mais de 90 dias de atraso.
No varejo, o índice de inadimplência é calculado considerando os títulos que estão com mais de 90 dias e menos de 180 dias de atraso. Com estas informações em mãos você deve organizar um sistema de controle de contas a receber.
A informação foi dada hoje pela CNC A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.
Confira os cinco principais tipos de dívidas dos brasileiros:
O percentual de pessoas que se disseram muito endividadas subiu de 13,3% em 2019 para 14,9% em 2020. As principais fontes de dívidas são cartão de crédito (78,7%), carnê (16,8%), financiamento de carro (10,7%), financiamento de casa (9,5%) e crédito pessoal (8,5%).