A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica As frutas 100% permitidas são abacate e coco, pois são fonte de gordura. No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados.
Se você não está perdendo peso na Cetogênica ou Low Carb, pode ser que seu corpo não precise perder peso ou que a sua fome não foi corrigida pelo consumo de gorduras e proteínas. Neste caso, os próximos passos são reduzir o consumo de carboidratos ainda mais: para menos de 25g por dia.
Como ela pode não funcionar: para que a redução de gordura aconteça, a presença de glicose tem que ser muito bem calculada e limitada (o mesmo em relação à insulina). Isso porque essa dieta se baseia em quebra de triacilglicerol do tecido adiposo e utilização dos ácidos graxos livres (oriundos destes).
Frutas como as uvas, que são muito ricas em carboidratos. Ao comer frutas no lanche, escolha opções com menos carbos, como a ameixa ou o kiwi. Tudo o que seja magro – seja queijo, iogurte, leite, etc – a dieta cetogênica não só permite a gordura como a incentiva pois é a sua base.
8 Dicas para uma Dieta Cetogênica bem feita