Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Os problemas ambientais locais são aqueles que atingem uma parte restrita do planeta, como uma cidade, uma região metropolitana ou um estado. Os globais são aqueles que ganham uma dimensão maior, podendo ser observados em varias regiões da Terra.
Já os impactos globais são o efeito estufa, o desmatamento, a degradação costeira e marinha.
Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
Resposta: podemos dizer ,que a enchentes, " lixões, poluição do ar, despejo de esgoto nos mares e rios".
Problemas ambientais nos centros urbanos
Principais problemas ambientais urbanos
Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Invasões de terras e descaso ambiental ameaçam futuro da cidade de Manaus
Com esse crescimento demográfico e a falta de planejamento, a cidade pode sofrer um colapso urbano com reflexos na área de saúde, educação, mobilidade e saneamento. O alerta foi feito durante o seminário “Desafio Urbano de Manaus”, realizado na última sexta-feira (16). “O mundo está se tornando urbano, é a tendência.
A poluição emitida no ar diariamente em Manaus tem alterado a composição química da atmosfera da floresta amazônica, modificando a formação de nuvens, a ocorrência de chuva, a incidência de luz solar na mata e o processo de fotossíntese da vegetação, atividades essenciais ao ecossistema da Amazônia.
O desmatamento por fogo contribui de forma significativa para o aumento da poluição do ar. O mundo atual enfrenta uma série de problemas de caráter ambiental, os principais são o desmatamento de florestas naturais e a poluição do ar, que provoca a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.
“Na Amazônia, nós também temos fenômenos meteorológicos naturais da região, como o aru, uma espécie de neblina, névoa de manhã, que faz com que várias vezes os aeródromos estejam fechados e nós tenhamos que ir por baixo da camada”, comenta o militar.
De acordo com pesquisas científicas, durante o fenômeno "rios voadores", as árvores da floresta amazônica devolvem a água das chuvas para a atmosfera em forma de vapor d'água, que é transportado e cai em forma de chuva nas outras regiões.
A IMPORTÂNCIA DOS RIOS VOADORES Na geração de chuva Comprovadamente, mais da metade da água das chuvas nessas regiões vem da Amazônia. Em nosso país, os Rios Voadores são responsáveis por “banharem” os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, os quais, sem ele, seriam desérticos.
Significado de Aru substantivo masculino Bras. Espécie de sapo das regiões do Amazonas.
Resposta. – Destruição da biodiversidade;– Genocídio e etnocídio das nações indígenas;– Erosão e empobrecimento dos solos;– Enchente e assoreamento dos rios;– Diminuição dos índices pluviométricos;– Elevação das temperaturas;– Desertificação;– Proliferação de pragas e doenças.
Resposta. Resposta: diversas alguns exemplos são: queimadas, poluição, tráfico de animais,derrubada para construções, etc.
Resposta
Resposta. Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas.