O que diferencia uma categoria da outra é o local de acúmulo do tecido adiposo. No caso da obesidade ginoide, há uma tendência de acúmulo de gordura nas regiões do quadril, glúteos e regiões femorais. Enquanto isso, na obesidade androide a tendência é o acúmulo gordura na região abdominal.
A prática de exercício físico juntamente com uma alimentação equilibrada (com cereais integrais, proteínas magras, frutas, verduras e legumes) auxiliam na redução de gordura corporal. Como evitar a gordura abdominal - Ingerir alimentos ricos em ômega-3.
O padrão de distribuição da gordura corporal, definido pela relação das medidas das circunferências da cintura e quadril, foi categorizado pelo valor dessa razão em ginecóide, periférico ou glúteo-femural, quando menor ou igual a 0,80, e andróide, central ou abdominal, se maior que 0,808,10.
Indivíduos obesos que possuem maior concentração de gordura na região abdominal, ou no tronco, podem ser classificados como andróides (tipo maçã).
Gordura Saturada - são as gorduras encontradas em sua maioria, nos alimentos de origem animal e seus derivados (manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, carne bovina, de porco, ovelha, leite integral, torresmo, linguiça, salsichão, gema de ovo).
A principal corrente da ciência da nutrição diz que a gordura saturada em excesso aumenta os níveis de colesterol no sangue, o que pode entupir as artérias e aumentar a chance de um ataque cardíaco ou derrame.
Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções,como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.
Os triglicerídeos são óleos e gorduras de origem animal e vegetal formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
As triglicérides, assim como o colesterol, são gorduras presentes no sangue. Os triglicerídeos compõem a molécula do VLDL, que é o colesterol de muito baixa densidade e, portanto, contribuem para os níveis de colesterol total.