A educação moderna caracterizava-se pelo realismo. ... De humanista, a educação torna-se científica. Foi influenciada por pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da ciência moderna; independente da autoridade eclesiástica e construída a partir da observação e do estudo experimental da natureza.
As escolas modernas não tinham mais o costume de manter o aluno enclausurado pois a família moderna não permitia mais sua criança tanto tempo fora de casa a educação escolar não segui segundo os moldes do período medieval que a criança quando estava na escola se tornava um adulto.
A escola moderna é mista e aberta a todos os meios (conquanto paga, o preço da pensão varia em função da renda dos pais); ela é laica e bane todo ensino religioso. Enfim, é também racional e cientifica.
Podemos afirmar seguramente que esse período foi considerado de intensas mudanças. Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. ... A Idade Contemporânea representa principalmente o período de consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI.
Racionalismo: O uso da razão, mais do que dos sentimentos. Hedonismo: Os prazeres de viver a vida no dia-a-dia foram valorizados. Neoplatonismo: Alguns valores da Igreja foram criticados e abandonados.
Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.
Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, séculos XV e XVIII.