EQST

O Que Significa Glndula Mercrina?

O que significa glândula Merócrina?

Glândula merócrina é a classificação dada à glândulas na qual a secreção é liberada pela célula por meio de exocitose, sem perda de outro material celular como o seu citoplasma.

Qual a classificação da maioria das glândulas sudoríparas quanto ao tipo de secreção?

A glândula sudorípara pode ser classificada em dois tipos: glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas. As écrinas são aquelas que liberam sua secreção sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Já as apócrinas eliminam secreção com porções do citoplasma.

Onde estão localizadas as glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas são encontradas em todo o corpo, salvo raras exceções, como a glande do pênis. Em sua grande maioria, são do tipo túbulo-enovelada e liberam apenas sua secreção (suor) sem que nenhuma parte do citoplasma seja perdida (glândula merócrina).

Qual é a primeira camada da pele?

A epiderme é uma das camadas da pele, é o revestimento externo da pele, aquela parte da pele que podemos ver e tocar. Essa camada protege o corpo humano das bactérias, das toxinas e da perda de líquidos. Esse revestimento é formado por cinco diferentes subcamadas de células, que também são chamadas de queratinócitos.

Quais são os nomes das camadas da pele?

A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

É a segunda camada da pele?

É a camada situada logo abaixo da epiderme. Apresenta-se mais espessa que a epiderme e é formada por tecido conjuntivo.

Como é descrita as camadas da pele?

Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

Onde se localizam e qual a função dos melanócitos?

Os melanócitos são células dendríticas que produzem a melanina, essas células são encontradas entre a junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além dessa célula estar presente na pele, ela também se apresenta em nossa retina.

O que é melanócitos e qual sua função?

A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.