O que é Oxóssi: Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas. ... Para as religiões africanas, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza.
Os filhos de Oxossi gostam de ficar e viver sozinhos. São muito desconfiados e cautelosos com amizades e relacionamentos, demoram a confiar nas pessoas pois têm um respeito muito grande pelas amizades, quando se tornam amigos é para sempre. Quando se apegam à alguém, divide tudo o que tem, mas demoram a se apegar.
Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.
Oxóssi é considerado um orixá da mata que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha.
Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.
Características do Orixá: Oxossi é hábil e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria). Tanto na Umbanda quanto no Candomblé Oxossi é o Rei da floresta e dono da caça.
O HOMEM DE OXÓSSI – Traição é algo que os filhos homens do orixá Oxóssi não toleram, apesar de serem bastante infiéis. Tendência a viver triângulos amorosos até encontrar o verdadeiro amor, por quem se desmanchará. Nada faltará a pessoa amada pelo filho de Oxóssi, ele se desdobrará para dar tudo que puder a quem ama.
Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre ...
Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.
Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde. Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola.
Milho Assado para Oxóssi | Oferenda de Orixá Asse as espigas preferencialmente sobre a brasa de carvão. Fatie o coco finamente. Depois de bem assadas, arranje as espigas sobre as palhas no alguidar; cubra com as fatias de coco e regue com bastante melado fazendo uma espiral do centro para a borda.
Abadô – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O livro conta que todos os orixás participam desta festa e a comida de cada um também é servida. O quiabo é de Xangô; o feijão preto e a pipoca de Omolú; a banana da terra frita de Oxumaré; o acarajé é de Iansã; o abará e mulukun de Oxum e o inhame cozido de Oxalá.
Banquete despachado: oferendas para os orixás
É como é conhecida a comida ritual dos Orixás Oxóssi e Ogum no candomblé e umbanda, que consiste em milho vermelho cozido. Quando oferendado para o Orixá ogum é refogado com cebola ralada, camarão seco defumado, sal e azeite de dendê.
Oferenda de Xangô para resolver processos na justiça
Oferenda para as bênçãos de Oxalá e Oxum: Coloquem em prato, um cacho de uvas Itália e um quindim de padaria. Em volta das uvas e do quindim, coloquem sete moedas do mesmo valor e façam seus pedidos a Oxalá e Oxum. Essas são as dicas para a passagem do ano.
Iansã também é tida como a senhora dos Eguns (mortos). ... As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras.