A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema reticuloendotelial, especialmente no baço. A hemoglobina liberada dos eritrócitos é convertida em globina e grupo heme.
Colúria é um Termos Técnicos de Enfermagem e um Termos Técnicos de Saúde, que significa urina escura e com cor referida como sendo parecida com café, vinho-do-porto ou coca-cola, apresentando espuma amarela.
A diminuição ou ausência de excreção de bilirrubina na luz intestinal torna as fezes mais claras (hipocolia fecal) ou esbranquiçadas (acolia fecal).
Se uma pessoa tem aumento na bilirrubina, e a maioria é indireta (não conjugada), significa que ela ainda não passou pelo fígado. O problema pode ser devido a uma grande quantidade de heme na circulação e o fígado não consegue metabolizar na mesma velocidade.
O exame de bilirrubina geralmente é pedido pelo médico quando existem sintomas de problemas no fígado, como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga, urina escura ou pele amarelada, por exemplo.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos.