Cada redação é avaliada por dois corretores, sendo existem 4 mil contratados para analisar os testes de todos os que realizaram a prova.
Na prova de redação do Enem é exigido o texto dissertativo-argumentativo, que é um pouco diferente da dissertação. No gênero dissertativo-argumentativo, mais do que falar sobre o assunto, o autor deverá elencar argumentos que defendam os seus pontos de vista. Ele deverá persuadir quem fizer a leitura de seu texto.
O texto de cada candidato será corrigido por dois professores, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Se a diferença entre as notas for maior que 100 pontos, ou se em uma das cinco competências a diferença for superior a 80 pontos, um terceiro professor corrige também.
Tangenciamento do tema Priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão (palavras-chave), provoca perda frequente de ponto em redações Enem.
A redação do Enem serve para avaliar capacidades do aluno que não ficam óbvias em questões de múltipla escolha, como a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente. Portanto, quem encara a redação como a parte mais difícil de qualquer processo seletivo precisa se preparar ao máximo!
Por que a redação Enem é importante para a nota final? 1) A redação é utilizada como critério de desempate nos programas de acesso ao ensino superior, como Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies). ... Já na Redação, isso é super possível. Ou seja, quem manda bem no texto, sai na frente.
Escrever é o mais adequado meio para a formação de nossa personalidade, como seres livres, independentes e realizados intimamente, por isso, é tamanha a importância da redação em um seletivo para obtenção de vaga. ... A redação faz-nos meditarmos sobre a vida, sobre a humanidade e sobre nós mesmos.