Acredita-se que as angiospermas tenham surgido há cerca de 140 milhões de anos, no período Cretáceo. ... Mais de dois terços de angiospermas são eudicotiledôneas. Existem aproximadamente 170 mil espécies de eudicotiledôneas. Existem cerca de 70 mil espécies de monocotiledôneas.
Nas gimnospermas, encontramos estróbilos capazes de produzir pólen e estróbilos capazes de produzir óvulos. Os estróbilos, também chamados de cones, são estruturas relacionadas com a produção de esporos.
As gimnospermas (do grego gymnos = nu e sperma = semente) são plantas terrestres, de alto porte e seus principais representantes são os pinheiros, as sequóias e os ciprestes. Essas plantas são vasculares com xilema e floema, raízes, caule, folhas e sementes.
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen. Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor.
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.
A polinização é o nome dado à transferência do pólen até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, essa transferência ocorre do estróbilo masculino para o óvulo, e, nas angiospermas, é a transferência do pólen da antera para o estigma.
Os grãos de pólen formam-se nos sacos polínicos da antera. Os sacos polínicos estão envolvidos por um tecido denominado tapetum, que também nutre as células. São quatro sacos polínicos, cada dois em uma teca. Quando a antera se torna adulta os sacos polínicos se rompem liberando os grãos de pólen.
O surgimento da semente foi importante para a sobrevivência das plantas no ambiente terrestre. Elas são responsáveis por proteger o embrião, alem de garantir a dispersão das espécies pelo ambiente.
Resposta. O grupo de plantas que produzem sementes são o grupo das gimnospermas e angiospermas. A presença da semente nesses dois grupos possibilitou a sua maior dispersão no ambiente e a proteção ao embrião que está contido em seu interior.
a) As flores atrativas constituem uma adaptação para a polinização por animais e os frutos comestíveis, saborosos, atraem animais que promovem a dispersão das sementes. ... A disseminação de sementes permite a exploração de novos ambientes.
Frutos se apresentam como uma grande vantagem evolutiva, já que protegem as sementes e possuem adaptações que permitem com que sejam dispersos, no ambiente, com eficiência.
Resposta. sim, as flores atraem coloridas e com odores agradáveis atraem agentes polinizadores ( ex: abelhas) estes agentes fazem o cruzamento do pólen de diferentes plantas, aumentando a variabilidade genética.
(Fuvest-SP) O que leva o homem a cultivar certas variedades de plantas é, em muitos casos, a beleza de suas flores e, em outros, o sabor de seus frutos.