O óvulo é uma célula haploide, formada após a meiose de uma ovogónia, no processo denominado ovogénese. Após a cariogamia (fusão do núcleo do óvulo, haploide - n) com o núcleo do espermatozoide (haploide - n) forma-se uma célula denominada ovo ou zigoto (diploide – 2n).
* (A) O número de cromossomos é reduzido de diploide para haploide. (B) Cromátides-irmãs de uma célula que passam pela meiose são sempre idênticas. (C) Cromátides-irmãs se separam para extremidades opostas da célula.
Prófase II: as células iniciais são as células haploides produzidas na meiose I. Os cromossomos se condensam. Metáfase II: os cromossomos se alinham na placa metafásica. Anáfase II: cromátides-irmãs se separam para extremidades opostas da célula.
As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas e no número de cromossomos que elas apresentam. ... Na mitose, vemos ainda a formação de duas células-filhas; já na meiose, quatro.
A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.
O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas.