Identidade nacional é o conceito que sintetiza um conjunto de sentimentos, os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação.
A identidade nacional é construída, dialogicamente, a partir de uma autodescrição da cultura. Dois grandes princípios regem as culturas: o da exclusão e o da participação. Com base neles, elas autodescrevem-se como culturas da mistura ou da triagem. A cultura brasileira considera-se uma cultura da mistura.
13, Par. 1º, podemos compreender que os principais elementos da identidade nacional são: a língua portuguesa - que é o idioma oficial da República Federativa do Brasil; a bandeira, o hino nacional, as armas e o selo nacionais são símbolos da República Federativa do Brasil.
O futebol constituiu-se como elemento formador da identidade brasileira à medida em que foi ganhando adeptos e se popularizando no país. ... Ao atingir o status de principal esporte nacional, o futebol foi feito instrumento político em diferentes épocas.
Neste sentido, o esporte é um dos componentes que demarca a identidade nacional de um país. ... De certa maneira, o esporte acaba servindo como um espaço onde os países podem demonstrar sua potência. Na época da Guerra Fria, Estados Unidos e Rússia disputavam entre si qual nação conquistava o maior número de medalhas.
No Brasil, a mobilização motivada pelo futebol estabelece relações sociais democratizantes na medida em que reúnem pessoas de diversas partes do mundo, de diferentes crenças, diferentes origens em torno de um assunto sobre o qual todos têm uma opinião formada. ...
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.
Charles Miller
Flamengo
O futebol já foi um ritual de guerra, mas o modelo que conhecemos hoje foi organizado na Inglaterra em 26 de outubro de 1863. Essa é a data da fundação da Football Association, em Londres e o início da profissionalização do esporte no mundo.
5). Em 26 de outubro de 1863, foi fundada na Inglaterra a Football Association, oficializando a criação do futebol e estabelecendo regras para a sua prática, o que conferiu a esse país o título de inventor do esporte.
3ª FASE: PROFISSIONALISMO (1933–década 1990) – Por volta do ano de 1933, grande parte dos países latino-americanos já apresentava uma versão completamente profissionalizada do futebol – à exceção do Brasil.
A profissionalização do futebol no Brasil foi oficializada em 1933. Antes que acontecesse, desenvolveu-se um cenário que criou as condições para a actividade remunerada da modalidade, com um clube de origens luso-brasileiras fundamental para este processo.
Na Grécia antiga e em Roma, os jogos de bola era utilizados para preparar soldados para a guerra. ... Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.