CID 10 Z54. 0 Convalescença após cirurgia – Doenças CID-10.
Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa. Se essas células (chamadas de células endometriais) crescerem fora do útero, surge a endometriose.
Atualmente, o único benefício existente pelo INSS para a endometriose profunda é o auxílio doença para casos de encaminhamento para cirurgia. Assim, diante das dores incapacitantes, e antes da realização da cirurgia, a paciente terá o direito de requerer o benefício do auxílio-doença.
O sintomas Alguns sintomas causados pela endometriose são: cólicas, dismenorreia, dores na relação sexual com penetração, infertilidade, e outras. Essas queixas acabam prejudicando a vida sexual de quem é acometido.
A endometriose na bexiga atinge entre 6 e 10% das mulheres com endometriose profunda e é definida quando a doença acomete a musculatura da bexiga. É muito comum que focos de endometriose estejam somente encostando na bexiga, sem invadir o músculo e, neste caso, consideramos um foco de endometriose superficial.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
Então, a retenção urinária pode ser causada por obstrução do trato urinário ou por problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga e pode ser causada por doenças nos nervos ou lesões na medula espinhal, aumento da próstata, infecções, cirurgias pélvicas, medicações, pedra na bexiga, cistocele (a ...
As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).