Em alguns casos, as causas de fibrilação atrial são uma anormalidade do coração desde o nascimento ou danos na estrutura do coração por um ataque cardíaco ou um problema da válvula cardíaca. Pessoas com corações normais também podem desenvolver fibrilação atrial.
A prevenção da fibrilação atrial exige mudanças de estilo de vida, que incluam hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas e fibras e com baixo consumo de gordura saturada, exercícios físicos regulares, evitar fumar, controlar o peso, limitar o consumo de cafeína e álcool e reduzir o ...
Figura 3 – Surgimento da fibrilação atrial a partir de ectopias originadas nas veias pulmonares. Acima a esquerda, uma ectopia é conduzida pelo tecido atrial sem retardos.
Atualmente existe um medicamento que possui um agente reversor específico, ou seja, em caso de urgência, o efeito do anticoagulante pode ser interrompido momentaneamente e o paciente volta a coagular normalmente. “No entanto, atividades como caminhada, pilates e natação são mais que indicadas”, afirma o especialista.
As arritmias podem ser divididas em três categorias, ritmo cardíaco mais lento, abaixo de 60 BPM, chamado de bradicardia; ritmo cardíaco acelerado, acima de 100 BPM, chamado de taquicardia; ou ritmo irregular.
Se você estiver dormindo, um frequência de 30 bpm não causará problemas, mas se você estiver desperto, pode provocar desmaios e, em casos extremos, pode até mesmo matar. 2. O limite ideal dos batimentos cardíacos, no caso de uma pessoa jovem e saudável, por exemplo, fica entre 60 e 90 bpm.
São considerados fatores agravantes das arritmias, o estresse, doenças pulmonares, doenças da glândula tireoide, alguns medicamentos e até substâncias como café e drogas como a cocaína também podem levar a episódios de taquicardia.
A pressão alta sobrecarrega o coração, que precisa trabalhar mais para que o sangue chegue aos outros órgãos e tecidos do corpo quando a pressão está mais alta que o normal. Por este motivo, surgem as palpitações e as arritmias cardíacas, pois o coração entra em descompasso.
Como controlar a pressão alta emocional