Platão1, já em meados de 367 a.C., apontou a importância da utilização dos jogos para que o aprendizado das crianças pudesse ser desenvolvido. Afirmava que em seus primeiros anos de vida os meninos e meninas deveriam praticar juntos, atividades educativas através dos jogos.
O que é Lúdico: Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas.
10 sinônimos de lúdico para 1 sentido da palavra lúdico: Relativo a jogo, brinquedo e diversão: 1 divertido, recreativo, alegre, jocoso, entretenido, recreador, brincalhão, brincador, brincante, prazenteiro.
O lazer e a Page 3 recreação são temáticos que podem ser trabalhados na escola, por aproximarem o aluno às brincadeiras dirigidas no tempo do recreio. Para Ferreira (1959), o lazer é o tempo livre e a recreação são as atividades desenvolvidas no espaço escolar.
A recreação tem como objetivo relaxar, gastar energia, aprender, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhora as relações, enfim as atividades recreativas incitam e promove aprendizados de forma lúdica e prazerosas.
Por isso acredita-se que a Recreação deve ser inserida no contexto escolar como uma alternativa nas aulas de Educação Física, porque há a inclusão de todos os participantes, os mesmos aprendem a aprender, aprendem a fazer e principalmente aprendem a ser, crescem valorizando essa atividade, tornando-se adultos ativos, ...
Concluiu-se, assim, que os jogos recreativos são importantes para a formação afetiva e cognitiva, sendo um excelente meio para a integração do indivíduo na sociedade e na escola, embora as aulas de Educação Física continuem com um caráter mais esportivo.
O brincar promove a interação, a socialização em grupo, desenvolvimento de motricidade, criatividade e habilidades para realização de atividades de lazer. ... Trabalhar o lazer e a recreação com crianças possibilita os estímu- los que contribuirão tanto para o desenvolvimento físico, pessoal e intelectual.
A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo de educação se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores ...
A importância de atividades recreativas para as crianças na educação infantil. ... Nas atividades lúdicas a criança constrói seu espaço de compreensão desenvolvendo suas habilidades, aprendendo a enfrentar o mundo real, formando seus valores conteúdos e conceitos.
Prática do lazer: uma revisão de conceitos, barreiras e facilitadores. Toda atividade que a pessoa executa em seu tempo disponível, o lazer, visa sempre a diversão, descontração, convívio social e que possa proporcionar para o indivíduo uma sensação de bem estar.
Segundo Dumazedier (2000), as três funções mais importantes do lazer são: o descanso pós-fadiga do trabalho, o divertimento que é representado pela recreação e o entretenimento ligado ao tédio da rotina, e finalmente o desenvolvimento como construção individual e social.