O crescimento e o desenvolvimento crâniofaciais, apesar de estarem condicionados por fatores genéticos, são fortemente influenciados pelo padrão funcional da musculatura oro-facial. Cada indivíduo apresenta o seu próprio padrão de crescimento que sofre ação de fatores ambientais que em alguns casos podem alterá-lo.
As causas do tórus palatino não são claras, mas a hereditariedade e trauma parecem ter influência. O estudo da Stomatologija explica que os pesquisadores identificaram um forte componente genético para os crescimentos ósseos na boca.
Algumas técnicas podem ser usadas durante as crises para aliviar a dor causada pela disfunção temporomandibular:
Muitas pessoas reclamam de escutar um barulho quando mastigam. Muitas delas dizem que ficam impossibilitadas de abrir a boca como desejam, inclusive quando vão bocejar. Se trata de um ruído articular.
Estalidos próximo ao ouvido é um dos indicativos mais comuns relacionados à desordens internas da Articulação Temporomandibular (ATM). As desordens da ATM podem ser decorrentes do trauma facial, do mal posicionamento dos dentes, pela presença de tumores ou por mal formação genética.
Sentiu um estalo na mandíbula? Isto pode acontecer em diversas situações cotidianas, como quando você mastiga algo ou ao bocejar. E acaba que muitas pessoas ignoram esse sintoma. No entanto, ele pode ser um indício de problemas na cavidade bucal, relacionada com a sua articulação temporomandibular, conhecida por ATM.
Vasodilatadores, que atuam dilatando os vasos do ouvido, como Betaistina ou Cinarizina, por exemplo, podem ser úteis em algumas situações, como vertigem ou espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais; Anti-histamínicos, que possuem efeito sobre os zumbidos devido à sua ação vasodilatadora e anticolinérgica.